Aula Presencial

                                                       Caros Alunos

 
Não estou conseguindo postar nada no teleduc, então comunico que hoje 06/07/2010, teremos nossa aula presencial. Aguardo a todos.

                                 Giselda

Conhecendo Repositórios de Material Digital


Unidade 3 - Atividade 2




1.Visite o Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

2.Vá ao link “Recursos Educacionais”.
· Escolha alguns vídeos, animações e arquivos de áudio, etc., veja as categorias que mais interessam a você (nível de ensino, componente curricular, etc) e escolha no mínimo 3 recursos.

3.Crie um documento no editor de textos. Coloque como título “Produtos e Objetos do Portal do professor”.
· Salve em sua pasta com o nome unidade_3_Atividade_2_seu_nome

Anote, no documento, o título de cada produto de que gostar e coloque junto um comentário.
Esse documento deverá constar no portfólio do grupo.

É possível, inclusive, colocar algum comentário lá no portal do professor. Coloque seus comentários para os objetos que gostar.

Prática Pedagógica e Mídias Digitais

Unidade 3 - Atividade 1
Apresentação de Saltos no Tempo

Leia o texto “Entrevista com Lucas Ciavatta”- Página 119 do Guia do Cursista

1. Assista o vídeo "BLOCO do PASSO - Saltos no Tempo" ( postagem anterior)

2. Para enriquecer suas reflexões, sugerimos que você assista a entrevista com Lucas Ciavatta relatando a sua experiência ( que está dividida em 4 partes):



3. Elabore um texto, usando o editor de textos, baseado nas reflexões abaixo:
Esse trabalho do Prof. Lucas com o Bloco do Passo inspira alguma idéia de como trabalhar na escola? E para o trabalho com tecnologia, traz alguma idéia?



Considere o seguinte aspecto: cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um?


Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos?


Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de um mesma turma aprendem as mesmas coisas?


4. Poste seu texto no Portfólio do Grupo com o nome – unid3ati1_seunome


5. Leia os textos dos colegas e comente, no mínimo 3, no próprio portfólio

Projeto

Unidade 2 - Atividade 5

Planejando Atividade com alunos

1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios).

OBS: Se o cursista for o único participante da escola pode convidar algum colega não cursista para ajudá-lo a desenvolver esta atividade...

CURSISTAS: O importante é que seja uma atividade factível com os recursos de que vocês dispõem na escola. Para planejar esta atividade, podem e devem valer-se de todos os recursos que têm acesso.

Sugerimos que você navegue no site WWW.educarede.org.br/minhaterra2009 role um pouco a página e encontre a guia Temas e pautas.
Passe o mouse sobre a figura da cidade, examine e escolha um dos quatro temas e analise as sugestões de projetos.
Escolha um tema e veja sugestões de trabalhos que poderão ser desenvolvidos pela sua turma de alunos.

2. Escolhida a dupla, planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos anteriormente. Alguns exemplos de atividades podem ser:

- criação de páginas pessoais com links para as coisas que tenham interesse na Internet,
- navegação e pesquisa na Internet,
- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas ou trios de estudantes.

3. Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, coloquem em um texto no editor de texto e postem no ambiente TelEduc – ferramenta: Portfólio do grupo “Planejando Atividade com alunos”, identificando o nome do projeto e o nome dos professores envolvidos.

IMPORTANTE:

Pontos a observar ao planejar a atividade e que devem constar do planejamento:

• Objetivos de aprendizagem (ao completar as atividades o aluno deve ser capaz de...), isto é listar o que pretende que os alunos venham ser capazes de fazer após a atividade ou venham saber após a atividade.
• As etapas das atividades devem ser claramente definidas.
• Identificação e listagem dos recursos necessários. Eles estão disponíveis para serem usados?
• Quais os pré-requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos?
• Formas de avaliação: como verificarão se a atividade atingiu seu objetivo?

4. Em seguida, cada grupo analisa o trabalho de outra dupla, para, não só fazer sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada, como para ter mais elementos e idéias que ampliem a sua.
Esses comentários deverão ser postados na ferramenta: comentário do portfólio.
Ter o cuidado para não ficar nenhum grupo sem ter recebido comentário..

5. De posse dos comentários dos colegas, cada grupo deve dar uma forma final ao que planejou.

(os itens 6 a 8 serão desenvolvidos no período de 2 semanas)

6. O trabalho deve ser experimentado concretamente com seus alunos neste período.

7. Não se esqueça de incluir na sua página principal do portfólio (criado na atividade 4) uma referência a esse planejamento e um link para ele.

8. Descreva, no editor de texto, como transcorreu esta atividade, os pontos positivos e negativos, como foi o envolvimento dos alunos, registro fotográfico. Publique no portfólio do grupo “Projeto Execução” identificando o nome do projeto e o nome dos professores envolvidos.

Portifólio

 Unidade 2 - Atividade 4

Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que cada um faz ao longo de um curso. É como uma imagem do processo de sua aprendizagem.
Cada um fará um portfólio digital, onde você vai registrar a evolução do seu trabalho e poderá, ao longo do caminho, ir verificando como se dá o seu aprendizado.
Você vai criar a página inicial de seu portfólio onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página.
Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas etc.
Para isso, você vai contar com um programa que, a esta altura, já é um quase “velho conhecido” seu, o editor de textos BrOffice.org Writer ou o Microsoft Word.

Vamos à atividade? Então, mãos à obra.

Veja a atividade completa em Atividades, no Teleduc.

Conhecendo e Comentando Trabalhos dos Colegas


Unidade 2 - Atividade 3



1. Vá no Portfólio do grupo e leia os trabalhos dos colegas sobre Hipertexto.

2. A idéia é que o grupo caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.

3. Escolha três trabalhos que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários no próprio documento, dizendo por que chamaram a sua atenção, para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Faça comentários breves e consistentes .

4. Volte ao seu trabalho e leia os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original. Aproveite os comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.

Internet e Educação - Um link possível...

Unidade 2 - Atividade 2

A partir da leitura dos seguintes textos
“Como utilizar a Internet na educação” de José Manuel Moran : http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm
e “O professor e as novas tecnologias” de Elaine Turk Faria:

http://www.scribd.com/doc/15748664/profeatecnol51

Acesse o Fórum "Internet e Educação" e registre suas considerações, tendo em vista as seguintes questões:
- Como as TIC's, em especial a Internet, podem interferir no processo ensino-aprendizagem?
- Como deve se dar a relação professor-aluno-ferramenta?

Lembre de comentar as contribuições dos colegas.

Para Refletir

"O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a complexidade do aprender, a sua ignorância, suas dificuldades. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sínteses..."
                                                                                              
                                                                                                  José Manuel Moran

Aula Presencial

       Caros Alunos
 Aguardo todos vocês dia 25/05 para novo encontro presencial, não deixem de comparecer, neste encontro faremos o encerramento da Unidade 1 e iniciaremos a Unidade 2 onde iremos tratar de assuntos muito interessantes para nós professores deste século 21, Internet, Hipertexto e Hipermídia, palavras que não podem mais faltar no cotidiano de nossa prática.

Mensagem

Caros Alunos
Impossibilitada de comparecer a nosso encontro presencial de hoje pelo motivo de capacitação na Secretaria de Educação em Porto Alegre, serei representada pela Professora Maria Helena. Espero que a mensagem do vídeo a baixo os incentivem a continuar... Como professores, temos o dever de participarar das mudanças que já aconteceram e de ajudar os jovens a desenvolverem-se no século 21.

                 Professora Giselda

Você Sabia?

Unidade 2 - atividade 1

1. Navegue começando pelos hipertextos. Sugerimos os links abaixo:

Cineduc
http://www.cineedu.com.br/

Kinema
http://www.valeapena.org.br/kinema/

Mnemocine
http://www.mnemocine.com.br/

Beatrix
http://www.beatrix.pro.br/

2. Escreva a sua reflexão em um editor de textos (Br Office ou Word):

Seguem algumas perguntas orientadoras para ajudar sua reflexão; lembre-se, são apenas orientadoras, não as tome como questões a serem diretamente respondidas.
• Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto?
• Você se perdeu?
• Conseguiu retornar e achar seus caminhos?
• Conheceu coisas inesperadas?
• Aprendeu um pouco acerca do tema central, os hipertextos?
• Há ganhos em navegar à deriva?

Salvar no portfólio do grupo como: unidade2_hipertexto_seunome

Entendendo o Hipertexto

Para entender melhor o que é hipertexto, acesse os links abaixo:


UNIDADE 2 - Internet, Hipertexto, Hipermídia


UNIDADE 2 - Internet, Hipertexto e Hipermídia


Navegação à deriva

Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos
quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem
quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido

quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.

Marcus Vinicius

“Navegação à deriva” está no livro Manual de instruções para cegos, editado pela 7 Letras, de Juiz de Fora, Minas Gerais, e ganhou o Prêmio Cidade de Juiz de Fora de Literatura, da FUNALFA.

Divulgando a Pesquisa

Unidade 1 Atividade 7

Os resultados e a análise das pesquisas sobre “Trabalho por Projetos” (atividade 6) deverão ser divulgados entre os participantes da turma.

Orientações para a realização das atividades:

1. Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o BrOffice.org Impress ou Microsoft Power Point (até 5 slides)

2. Salve o documento na pasta “Meus documentos” novamente, neste novo formato de arquivo, usando o mesmo nome do arquivo da atividade anterior.

3. Poste o arquivo desta atividade no Portfólio da turma, tema “Divulgação da Pesquisa”;

4.Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação no Encontro presencial.

Notbook Para Professores




Visite o site abaixo e confira a novidade!
http://www.professor.rs.gov.br/

Dia das Mães

Gifs e Recados para Orkut, Forums, Perfil Gratis !
Milhares de imagens em: mensagensparaorkut.ws

Feliz Dia do Trabalho!!!

Pesquisando sobre Trabalho com Projetos


 Unidade 1 - Atividade 6

Estudamos o “trabalho por projeto”. Este é um tema que vem sendo estudado em discutido de forma bastante ampla no contexto educacional. A proposta desta atividade é que seja feita uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundando, uma vez que este tema estará permeando nas demais unidades do curso.

Orientações para a realização da atividade, que poderá ser feita em dupla:

Para realizar esta atividade leia antes o texto: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/livro/1sf.pdf


Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros) com professores;

Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros;

Organize e documente as informações pesquisadas, elaborando uma análise sobre os dados pesquisados ( no editor de texots)

Poste o arquivo desta atividade no seu Portifólio compartilhado com todos.

Conhecendo uma Experiência

Unidade 1 - Atividade 5

 CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.

Orientações para a realização da atividade:
1. Acesse o Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

2. Selecione no item “Espaço aula”, ---- “Sugestões de aulas” um exemplo relacionado à sua área de atuação.

3. Analise o exemplo destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possa tornar-se referência para sua prática pedagógica;

4. Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente;

5. Salve o documento e poste o arquivo desta atividade no seu Portfólio, tema “Experiência_Sugestões de aulas”.

Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no Portfólio do grupo, para conhecer suas reflexões e relatos.

Tecnologias na Escola


Unidade 1 - Atividade 4

Tecnologia na escola é mais do que computadores, Internet... Há tecnologia em cada lápis que usamos, no quadro de giz, nos livros, nas cadeiras em que sentamos. Podemos imaginar uma escola, hoje, sem livros, sem material impresso?

O trabalho na escola lida o tempo todo com tecnologia, mas raramente se ocupa de produzi-la. O que as tecnologias digitais nos trazem de especial é a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento e divulgá-lo/compartilhá-lo.

Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso às TIC, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.

Para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar e ordenar, o que se aproxima das características da concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção (ALMEIDA, 2005).

Leia o texto completo aqui.

Atividade: faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo. Organize estas informações usando apresentação de slides, como o Impress ou Power Point (2 a 3 slides). Poste o arquivo no portfólio do grupo, tema “Minha escola”. Orientações completas no Teleduc, Atividades.

Estrelas do Curso

Educação e Tecnologia

Unidade 1 – Atividade 3

Dando continuidade à reflexão sobre Educação e Tecnologia, vamos assistir a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente quando o autor se refere ao seguinte trecho: “....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)

Orientação didática:
1. Assista a entrevista


2. Entrar no Fórum “Educação e Tecnologia” para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar sobre as contribuições dos colegas. No mínimo 3 contribuições.

Aula Presencial



Unidade 1 - Atividade 2 
Contextualização do tema

Reflita sobre a sociedade contemporânea e os desafios que ela apresenta para formação de cidadãos e profissionais . Leia a entrevista da professora Maria Elizabeth B. de Almeida, Tecnologias trazem o mundo para a escola

Pontos para reflexão:

  • Como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade?
  • O que mudou na escola na última década, no sentido de atender às novas demandas?
Como leitura complementar opcional, sugerimos:
A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, de Juan Ignacio Pozo.


Unidade 1 Atividade 1
Elabore um texto (com 250 a 300 palavras), respondendo ao questionamento:
"Quem sou eu como professor e aprendiz?"
Salve e siga as orientações do seu formador, através do Teleduc

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Mensagem Inicial

Boas Vindas...

Caro Cursista, este blog será mais um canal de interação e comunicação ao longo de nosso curso onde vamos viver a estimulante experiência da construção coletiva do conhecimento.
Você é convidado a refletir sobre as características da época em que vivemos, tomar consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana, compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação, descobrir como participar mais efetivamente desse processo e como inserí-lo em sua ação profissional de educador, contribuindo para a inclusão social de crianças, jovens e adultos.
Esperamos que você tenha sucesso nesta aventura de compreender o que significa ser professor na chamada sociedade do conhecimento, percebendo-se como sujeito ético e comprometido com a qualidade da educação.