Projeto

Unidade 2 - Atividade 5

Planejando Atividade com alunos

1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios).

OBS: Se o cursista for o único participante da escola pode convidar algum colega não cursista para ajudá-lo a desenvolver esta atividade...

CURSISTAS: O importante é que seja uma atividade factível com os recursos de que vocês dispõem na escola. Para planejar esta atividade, podem e devem valer-se de todos os recursos que têm acesso.

Sugerimos que você navegue no site WWW.educarede.org.br/minhaterra2009 role um pouco a página e encontre a guia Temas e pautas.
Passe o mouse sobre a figura da cidade, examine e escolha um dos quatro temas e analise as sugestões de projetos.
Escolha um tema e veja sugestões de trabalhos que poderão ser desenvolvidos pela sua turma de alunos.

2. Escolhida a dupla, planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos anteriormente. Alguns exemplos de atividades podem ser:

- criação de páginas pessoais com links para as coisas que tenham interesse na Internet,
- navegação e pesquisa na Internet,
- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas ou trios de estudantes.

3. Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, coloquem em um texto no editor de texto e postem no ambiente TelEduc – ferramenta: Portfólio do grupo “Planejando Atividade com alunos”, identificando o nome do projeto e o nome dos professores envolvidos.

IMPORTANTE:

Pontos a observar ao planejar a atividade e que devem constar do planejamento:

• Objetivos de aprendizagem (ao completar as atividades o aluno deve ser capaz de...), isto é listar o que pretende que os alunos venham ser capazes de fazer após a atividade ou venham saber após a atividade.
• As etapas das atividades devem ser claramente definidas.
• Identificação e listagem dos recursos necessários. Eles estão disponíveis para serem usados?
• Quais os pré-requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos?
• Formas de avaliação: como verificarão se a atividade atingiu seu objetivo?

4. Em seguida, cada grupo analisa o trabalho de outra dupla, para, não só fazer sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada, como para ter mais elementos e idéias que ampliem a sua.
Esses comentários deverão ser postados na ferramenta: comentário do portfólio.
Ter o cuidado para não ficar nenhum grupo sem ter recebido comentário..

5. De posse dos comentários dos colegas, cada grupo deve dar uma forma final ao que planejou.

(os itens 6 a 8 serão desenvolvidos no período de 2 semanas)

6. O trabalho deve ser experimentado concretamente com seus alunos neste período.

7. Não se esqueça de incluir na sua página principal do portfólio (criado na atividade 4) uma referência a esse planejamento e um link para ele.

8. Descreva, no editor de texto, como transcorreu esta atividade, os pontos positivos e negativos, como foi o envolvimento dos alunos, registro fotográfico. Publique no portfólio do grupo “Projeto Execução” identificando o nome do projeto e o nome dos professores envolvidos.

0 comentários: